Case Study: Como o Lisbon Marriott Aumentou o Engagement em 46%

Manter uma presença ativa e envolvente nas redes sociais é crucial para as empresas que procuram estabelecer uma forte identidade de marca online. Este estudo de caso centra-se no Lisbon Marriott, um hotel líder em Lisboa, pertencente à cadeia de hotéis Marriott, e na sua colaboração com A Pequena Tulipa - uma agência digital do Porto que oferece serviços de vídeo, fotografia, design e marketing digital.

Este estudo de caso pretende explorar a forma como os serviços de gestão de redes sociais d’A Pequena Tulipa ajudaram o Lisbon Marriott a enfrentar os desafios de comunicação e a reinventar a sua imagem de marca para melhor se relacionar com o seu público-alvo.

 

Contexto

Clientes de longa data

O Lisbon Marriott é um cliente de longa data d’A Pequena Tulipa, tendo recorrendo aos nossos serviços de vídeo e fotografia várias vezes no passado de modo a promover o hotel nas mais variadas plataformas.

Apesar de gozar de uma sólida reputação, o Lisbon Marriott reconheceu que a sua comunicação nas plataformas de redes sociais estava a ficar aquém e não refletia a essência vibrante e jovem do hotel. De forma a solucionar este problema, o Lisbon Marriott recorreu à nossa avença de gestão de redes sociais.

 

Desafios

Ausência de uma identidade definida

O principal problema apresentado pelo Lisbon Marriott foi o facto das suas redes sociais não terem uma identidade de marca coesa, o que levava a uma representação fragmentada da marca.

A ausência de uma identidade bem definida fazia com que o hotel tivesse dificuldade em captar e fidelizar o seu público-alvo e, devido à inconsistência do conteúdo e das mensagens, o envolvimento do público nas publicações do Lisbon Marriott nas redes sociais diminuiu ao longo do tempo. Isto passou a refletir-se numa dificuldade em alargar o seu alcance a clientes novos e potenciais, algo que podia vir a prejudicar o crescimento da marca no longo prazo.

 

Objetivos

Analisando o problema em mãos, delinearam-se os seguintes objetivos para esta avença:

  1. Definir uma linha visual coesa comum a todos os conteúdos;

  2. Desenhar uma identidade gráfica que possa ser imediatamente reconhecível;

  3. Aumentar a interação com conteúdos da marca.

 

Estratégias e implementação

Para alcançar os objetivos delineados, concebemos uma estratégia abrangente de gestão das redes sociais:

Renovação da marca

Foi feita uma análise profunda dos valores da marca Lisbon Marriott, do seu público-alvo e do seu posicionamento no mercado. Com base na informação recolhida, alinhamos o conteúdo das redes sociais e as comunicações offline com o espírito jovem e vibrante do hotel.

Criação de conteúdo

Assumimos a criação de todo o conteúdo das redes sociais do Lisbon Marriott, assim como de todos os materiais de comunicação offline (flyers, menus, etc.). Foi definida uma linha gráfica baseada naquela já existente, com alguns aperfeiçoamentos, de modo a conseguirmos transmitir a elegância e frescura da marca sem abdicar da notoriedade já adquirida. Esta linha gráfica torna-se comum a todos os materiais físicos e digitais utilizados na comunicação da marca.

De forma a mantermos o conteúdo sempre fresco, foi incluída na avença uma sessão bimestral com fotografia e vídeo nas instalações do hotel, focando sempre os pontos de interesse a ser comunicados nos meses seguintes. A natureza deste conteúdo é particularmente importante na obtenção de uma maior taxa de engagement: em vez do conteúdo extra clean a que a hotelaria nos costuma habituar, apostamos em conteúdo real, do ponto de vista do hóspede.

Calendário de Conteúdos

Com base no conteúdo criado, é desenvolvido um calendário de publicações, assegurando um alinhamento temático com as promoções e eventos do hotel.

Interação com a comunidade

A interação com os seguidores da marca é feita de forma consistente, respondendo prontamente a comentários, mensagens e feedback, promovendo um sentido de comunidade em torno dos canais de redes sociais do Lisbon Marriott e incentivando os seguidores a interagir novamente.

Otimização baseada em dados

É feita uma monitorização e análise contínua das redes sociais, ajustando as estratégias com base em dados em tempo real para otimizar o desempenho.

 

Resultados

A implementação dos serviços de gestão de redes sociais d’A Pequena Tulipa produziu resultados notáveis para o Lisbon Marriott:

Aumento da base de seguidores

Nos primeiros três meses, os canais de redes sociais do Lisbon Marriott registaram um aumento significativo de seguidores, expandindo o seu alcance para um público mais vasto.

Aumento em 46% do engagement

Ao oferecer conteúdo relevante e envolvente, o Lisbon Marriott registou um aumento substancial de gostos, comentários e partilhas nos primeiros 3 meses, promovendo interações significativas com o público.

Identidade de marca melhorada

O conteúdo renovado e as mensagens consistentes da marca criaram uma identidade de marca mais coesa para o Lisbon Marriott, alinhando a sua presença online com os seus valores fundamentais.

Feedback positivo

Os seguidores responderam positivamente às mudanças, elogiando o conteúdo vibrante e apelativo, o que levou a um aumento da lealdade à marca e a referências boca-a-boca.

 

Conclusão

A colaboração bem sucedida entre A Pequena Tulipa e o Lisbon Marriott exemplifica o poder transformador da gestão eficaz das redes sociais. Ao reconhecer os seus desafios de comunicação e ao confia-nos a revisão da sua estratégia de redes sociais, o Lisbon Marriott colheu os benefícios de um maior envolvimento com a marca, uma base crescente de seguidores e uma identidade de marca melhorada.

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