E-mail marketing para e-commerce: e-mails de boas-vindas

Um e-mail de boas-vindas é um primeiro passo importante na jornada do cliente. É o primeiro ponto de contacto entre si e os seus potenciais clientes, e tem o poder de fomentar ou terminar a relação. É uma ótima forma de receber novos assinantes e de os entusiasmar com o seu conteúdo. É também uma óptima oportunidade para saber mais sobre as suas preferências e interesses. Este artigo irá explicar o conceito e a importância de e-mails de boas-vindas, e orientá-lo sobre como escrever um e-mail de boas-vindas eficaz que facilite aos seus potenciais cliente o início da utilização do seu produto ou serviço.

 

Um e-mail de boas-vindas bem concebido deverá atingir os seguintes objetivos:

  1. Envolver os seus novos utilizadores, fazendo-os sentir parte de uma comunidade;

  2. Apresentar o produto ou serviço;

  3. Fornecer recursos úteis.

 

O que é um e-mail de boas-vindas e para que serve?

Welcome e-mails - ou e-mails de boas vindas - são e-mails enviados face a uma ação tomada por um consumidor que o aproxima da marca. Isto pode ser, por exemplo, a subscrição de uma newsletter, uma compra, a criação de uma conta, etc. Tente olhar para os e-mails de boas-vindas como a primeira impressão do consumidor sobre a sua marca (mesmo que possa não ser). Estes e-mails devem servir como um “cartão de visita”: quem é que a sua marca? O que faz? O que oferece? Como se utiliza? 

Além disso, o envio de um e-mail de boas-vindas ajuda-o a estabelecer-se como um especialista na sua área ou nicho, fornecendo informações valiosas logo à partida. Isto pode aumentar a confiança entre si e os seus subscritores e encorajá-los a acompanhar futuras campanhas. De um ponto de vista mais qualitativo, muitos clientes não confiam nas marcas recentemente descobertas. Um e-mail de boas-vindas bem elaborado pode ajudar a criar uma relação de confiança com potenciais clientes. Resumindo: não enviar e-mails de boas-vindas pode não só desperdiçar um contacto valioso, como também defraudar expetativas.

 

Alguns factos importantes sobre e-mails de boas-vindas:

  1. Os e-mails de boas vindas são os e-mails com a maior taxa de abertura (têm uma taxa de abertura média de 30,69%, comparativamente aos 21,33% da totalidade das campanhas de e-mail marketing)

  2. 74% dos subscritores de newsletter esperam receber um e-mail de boas-vindas após a subscrição

  3. Os e-mails de boas-vindas têm, em média, cinco vezes mais cliques do que outras campanhas de e-mail marketing

 

Quais os aspetos chave de um e-mail de boas-vindas?

Na sua forma mais simples, os e-mails de boas-vindas precisam de cumprir quatro requisitos:

01. Envio imediato

Automatizar os e-mails de boas-vindas é crucial. Coloque-se no lugar do utilizador: que sentido faria receber um e-mail de boas-vindas dias depois de ter subscrito uma newsletter? Às tantas entretanto até se tinha esquecido e reportava como spam. Por muito importante que a automatização seja, é também importante reconhecer que exige muito trabalho “nos bastidores”, assim como uma plataforma dedicada para esse efeito.

02. Comunicação apelativa

O seu e-mail de boas-vindas deve ser amigável, informativo, e, idealmente, cativante. Conte a sua história, dê - lá está - as boas vindas ao subscritor, mostrando apreço e gratidão pela sua decisão de acompanhar a marca. Contudo, a aparência também conta - é a verdade, não há volta a dar. Certifique-se que utiliza fotografias de qualidade no seu e-mail de boas-vindas (e no seu e-mail marketing em geral). Esta é a primeira impressão que o consumidor vai ter das operações da sua marca, mostre que exige qualidade em tudo o que faz.

03. Dar a conhecer a oferta

Enviar um e-mail de boas-vindas é uma excelente oportunidade para mostrar os seus produtos ou serviços, explicar o que os torna diferentes e em que medida melhoram a vida dos clientes. Se acha que podem haver entraves à utilização ou à compra, explique em detalhe os benefícios e o processo de utilização ou de compra. O principal objetivo é diminuir a ansiedade do consumidor, dando-lhe garantias de que ao escolher a sua marca, está a fazer a escolha certa.

04. CTA

Um botão de call to action (CTA) assinala ao utilizador uma ação que precisa de ser tomada - quer seja subscrever uma newsletter, fazer o download de um catálogo, visitar o website para mais informações, ou qualquer outra ação de conversão que faça sentido para o seu negócio. Isto vai indicar ao utilizador qual o próximo passo no momento em que é mais provável que ele o tome.

 

Boas práticas de e-mails de boas-vindas

Apesar de não serem obrigatórias*, estas boas-práticas podem fazer uma grande diferença no que toca à experiência do utilizador e à conversão.

01. Personalização

Segundo a McKinsey & Company, 71% dos consumidores esperam personalização. Parte de criar uma ligação com alguém é fazer essa pessoa sentir-se especial, e ninguém se sente especial quando recebe uma mensagem que, claramente, foi desenvolvida para massas.

Isto pode ser feito, por exemplo, através do assunto do e-mail. O assunto pode ser personalizado com informação relativa ao subscritor - nomeadamente com o seu nome. Para isto, terá de recolher esta informação aquando da subscrição.

Se a sua marca se dirigir a vários nichos, será prudente criar e-mails de boas-vindas separados para cada nicho, porque todos eles requerem diferentes tipos de conteúdo e ofertas.

02. Incentivo à compra

Quem não gosta de uma prendinha inesperada? Se possível, ofereça algum tipo de incentivo à compra juntamente com o seu e-mail de boas-vindas. Isto pode ser entrega grátis no primeiro pedido, um código de desconto ou uma demonstração grátis, dependendo do que fizer mais sentido para o seu negócio.

03. Um assunto cativante

O típico "A sua subscrição foi confirmada" ou "Bem-vindo à nossa lista de correio electrónico!" não são propriamente sedutores. Em média, os seus subscritores receberão cerca de 100 e-mails por dia - o seu precisa de se destacar, e só o poderá fazer através de um assunto forte e chamativo.

Não tem a certeza de que assunto funcionará melhor? Experimente alguns testes A/B (com segmentação adequada) para ver qual gera a maior taxa de abertura e de cliques. Lembre-se, a sua linha de assunto do e-mail de boas-vindas (e a pré-visualização do texto) é o primeiro bit de comunicação que o seu potencial cliente verá. Faça-os sentir algo - curiosidade, urgência, pertença, etc.

*Nada disto é obrigatório na verdade, mas é tudo altamente recomendado por nós.

 

(Bons) Exemplos


Headspace

Congratula o utilizador pela decisão de subscrever;

Assegura que o serviço vai dar apoio continuado;

Tem um CTA muito claro;

Oferece indicações de como começar a utilizar a aplicação e como tirar mais proveito da mesma.


Magic Spoon

Congratula o utilizador pela decisão de subscrever;

Estabelece expetativas;

Tem um CTA claro;

Oferece um código de incentivo à compra.


Shopify

Expressa entusiasmo por ter um novo subscritor;

Tem vários CTAs;

Oferece uma checklist de passos para usufruir do serviço de forma mais eficiente;

Inclui testemunhos de outros utilizadores.

 

Conclusão

Tal como em qualquer outra campanha de e-mail marketing, precisa de um e-mail de boas-vindas sólido e bem planeado para introduzir os seus subscritores à sua marca e conquistá-los. Quando estiver pronto para ir mais além, terá muito mais controlo sobre as suas campanhas de e-mail e poderemos elaborar todos os e-mails de boas-vindas de acordo com as necessidades do seu negócio.

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