3 Características Únicas que Tornam Email Marketing (Quase) Infalível

Email marketing pode ter uma reputação injusta: há quem diga que já morreu, que os clientes mais jovens já não aderem, que é incomodativo… Isto pode ser verdade, mas apenas se for mal utilizado. Quando é bem gerido, email marketing pode transformar um negócio.

Mockup animado da primeira newsletter enviada pel'a pequena tulipa em nome da Forlar
 

Email marketing tem taxas de sucesso elevadas

94% dos entrevistados dizem que o e-mail está entre os seus 3 canais de marketing mais eficazes.
— 2020 State of Email Report, Fall Edition, Litmus

Sobre este tópico não há muito a ser dito: os números falam por si. Estima-se que o valor global de email marketing aumentará de 7,5 biliões de dólares em 2020 para 17,9 biliões de dólares em 2027 (Statista, 2021). E se em tempos incertos, é perfeitamente normal ter receio de fazer investimentos adicionais, trazemos uma (muito) boa nova: email marketing tem um retorno médio 38 vezes maior que o investimento inicial.

Quanto ao argumento de que as gerações mais jovens estão apenas presentes nas redes sociais e que, portanto, o email marketing já não é eficaz para este público-alvo: é profundamente inválido. 64% dos Millennials consideram que email marketing é o canal que sentem ser mais pessoal, e a geração Z demonstra entusiasmo em receber comunicações de marcas através deste canal - mais de 30% querem receber emails das marcas algumas vezes por semana e outros 27,5% querem receber emails das marcas diariamente.

Transversalmente a todas as faixas etárias, uma média de 68% das pessoas preferem receber comunicações de marcas por e-mail (em detrimento de correio, SMS, ou outros meios de comunicação direta). Para os Millennials (1980-1995), esse número é de 62% e, surpreendentemente, para a Geração Z (1995-2015), é maior: 65%. A verdade é que independentemente da idade, a maioria dos consumidores prefere reservar as comunicações nas redes sociais para família e amigos. Mais importante do que estar onde o consumidor está, é estar onde o consumidor quer que estejamos.

 

 

Email marketing é adequado para todos os negócios

Seja B2B ou B2C, todos os negócios podem beneficiar de comunicar com os seus clientes através de email marketing. Todos nós, enquanto consumidores, temos algumas características em comum: 

 

Queremos estar informados sobre aquilo em que gastamos o nosso dinheiro (principalmente se for muito);

Não queremos ter de pensar demasiado ou ‘andar a correr’ atrás de informação;

Não queremos sentir que estamos a ser tratados como mais uma carteira por uma marca ou empresa.

 

E é aqui que o email marketing pode ajudar qualquer negócio: é um veículo de informação valiosa que vai em direção aqueles interessados em dita informação. É um meio passível de automatizar e personalizar, tornando a customer journey mais simplificada e prazerosa não só para o consumidor, mas também para as empresas. Saem todos a ganhar.

 

 

Email marketing é bem-vindo

7 em 10 consumidores preferem que as marcas comuniquem consigo por email (ao invés de correio, SMS ou notificações).
— Adestra, 2016

Quanto ao argumento de que as gerações mais jovens estão apenas presentes nas redes sociais e que, portanto, o email marketing já não é eficaz para este público-alvo: é profundamente inválido.

64% dos Millennials consideram que email marketing é o canal que sentem ser mais pessoal

53% dos Millennials que utilizam Gmail consultam o separador das promoções pelo menos uma vez por dia

Fonte: Bluecore x NAPCO Research, 2016

Transversalmente a todas as faixas etárias, uma média de 68% das pessoas preferem receber comunicações de marcas por e-mail. Para os Millennials (1980-1995), esse número é de 62% e, surpreendentemente, para a Geração Z (1995-2015), é maior: 65%. 

A verdade é que independentemente da idade, a maioria dos consumidores prefere reservar as comunicações nas redes sociais para família e amigos. Mais importante do que estar onde o consumidor está, é estar onde o consumidor quer que estejamos.

 

 

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