Making of: Spot Televisivo da Lactimaf

Se por acaso estava a ver o 24Kitchen e se deparou com um maravilhoso anúncio da Lactimaf - mais especificamente, do seu bestseller, A Queijeira Amanteigada - e pensou "que vídeo maravilhoso, quem o terá feito?”, rejubile-se em saber que a resposta que tanto procura chegou:

fomos nós.


Tudo começou em 2021

Na altura, fomos abordados para modernizar a comunicação da marca. A Lactimaf foi fundada em 1934 e, desde então, tem-se mantido no mesmo local e na mesma família. Para os habitantes de Fornos, a sua terra natal, a Lactimaf é um ícone, além de ser uma marca e um empregador muito querido dos habitantes.

A Lactimaf não nos era desconhecida antes de trabalharmos com eles - aliás, para alguns membros da equipa, A Queijeira Amanteigada é um must em ocasiões especiais -, mas, de facto, a pegada digital era virtualmente inexistente.

Assim, lançamo-nos para a criação de um novo website (com loja online), e passamos a gerir as redes sociais da Lactimaf. Agora, dois anos e milhares de seguidores depois, surgiu a oportunidade de ter um spot da Lactimaf no canal 24Kitchen. Por muito amor que tenhamos ao digital, o alcance e poder de criação de notoriedade da televisão é inegável, mais ainda em canais de especialidade.


O Spot de TV

Porque sabemos que nem toda a gente conhece tão bem a Lactimaf como nós, achamos crucial transmitir a essência da marca no pouco tempo que nos foi garantido.

A Lactimaf é uma queijaria de fio a pavio, que honra as suas origens, a família e a Feira. É uma queijaria com quase 90 anos de história que sempre se dedicou a inovar e aprender mais sobre a arte e a ciência queijeiras, e na qual muitos funcionários contam com mais de 30 anos de casa.

E se isso é a Lactimaf, A Queijeira Amanteigada é um maravilhoso fruto desse trabalho. Além de ser o queijo mais reconhecível da marca, A Queijeira já ganhou diversos prémios e é frequentemente citado como sendo o favorito dos clientes. É um queijo de vaca curado, deliciosamente amanteigado, que combina com (quase) tudo e que rapidamente desaparece de qualquer mesa (incluindo as nossas). Daí, surgiu o guião do vídeo:

Nascido em Terras de Santa Maria pelas mãos mais experientes.
A Queijeira: curado pelo tempo, adorado por todos.

Com o texto feito, passamos para a imagem. Queríamos algo que retratasse cada um dos momentos evocados: Santa Maria da Feira, os trabalhadores por trás do produto e, no final, A Queijeira, em todo o seu esplendor.

Criamos um mood que reflete o espírito tradicional e algo místico da Lactimaf, e um food styling que realça o quão apetecível A Queijeira verdadeiramente é. No fim, um dos membros da nossa equipa fez o grande sacrifício (note-se o sarcasmo) de roubar uma fatia de queijo. Quando dissemos que era adorado por todos, não estávamos a exagerar.

O cartão de cinco segundos que desenvolvemos para terminar o vídeo e figurar nos apoios dos programas (Olá, Tia Cátia!) também vai de encontro àquilo que é a Lactimaf: é simples, mas impactante.

Veja o vídeo completo:

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