7 vantagens dos vídeos explicativos para a sua empresa

De uma forma geral podemos dizer que, os vídeos explicativos são pequenos vídeos de marketing, colocados online para explicar os produtos ou serviços da sua empresa.

Vamos mostrar-lhe algumas das vantagens concretas que a utilização destes vídeos traz para a sua empresa e para a sua estratégia de marketing.


1. Explica o Seu Produto em Segundos

Um dos maiores desafios e preocupações do marketing atual é a redução do tempo médio de atenção que as pessoas conseguem ter.

Tudo é tão rápido, e as pessoas consomem tanta informação e conteúdo, que a sua capacidade média de atenção reduziu drasticamente, e diz-se agora que ronda os 8 segundos para utilizadores de internet.

E é também aqui que os vídeos explicativos são extremamente úteis. 

Não só são atrativos o suficiente para captar a atenção do seu público, como conseguem explicar o seu produto ou serviço em cerca de 90 segundos. Além disso, mostram a informação de uma forma educativa e cativante que consegue manter a audiência facilmente focada.

2. Aprendizagem Verbal e Visual

Ao envolverem o sentido auditivo e visual, têm um efeito maior no cérebro humano.

Por isso mesmo é que este tipo de vídeos é muito mais atrativo do que qualquer outra ferramenta ou forma de comunicação. Para além disso, ao serem informativos, são também excelentes ferramentas educativas. 

Ajudam a sua empresa a educar o consumidor em relação aos seus produtos e serviços, de uma forma simples, animada e atraente. 

E se a sua empresa tiver um negócio complicado de explicar, estes vídeos são perfeitos para transformar conceitos complexos em ideias simples de entender.

3. Aumenta a Visibilidade

Num estudo feito pela Wyzowl cerca de 79% dos consumidores preferem ver um vídeo para aprenderem mais sobre um produto, do que ler o texto na página.

E é por isso que, se a sua empresa quiser ganhar mais visibilidade, os vídeos explicativos são a ferramenta perfeita.

Por exemplo:

Ao colocar um vídeo no seu website, reduz o bounce rate (taxa de rejeição), aumenta o tempo médio dos utilizadores na página, e ainda fomenta as partilhas do vídeo nas redes sociais.

Todos estes fatores beneficiam a otimização do seu website para os motores de busca (SEO), como o Google, o que pode fazer com que alcance melhores posições e atrair mais visitas.

4. Aumenta a consciencialização e confiança dos consumidores na marca

A juntar a todos os benefícios anteriores, este tipo de vídeos é uma excelente ferramenta de branding.

Ao criar vídeos com o seu público-alvo em mente, tem a possibilidade de criar uma forte ligação emocional com os seus potenciais clientes. Principalmente se sentirem empatia pela história e pelos personagens que apresenta.

Mais ainda, se se reverem neles.

Terão maior tendência para confiar na sua marca, e um maior interesse na mensagem que está a transmitir.

5. Melhora as taxas de conversão

Vamos reforçar este ponto mencionando duas estatísticas do estudo que referimos acima:

  • 84% dos consumidores já foram convencidos a fazerem uma compra depois de verem um vídeo da marca

  • 81% afirma que o vídeo explicativo os ajudou a aumentarem as vendas

É preciso dizer mais?

6. Melhoram o desempenho dos anúncios

Se os vídeos explicativos reduzem a taxa de rejeição e aumentam a taxa de conversão, é seguro dizer que são um ótimo complemento para os seus anúncios publicitários.

Por exemplo:

Caso esteja a fazer publicidade no Google, ter um vídeo na página de destino (landing page) que explique o seu produto ou serviço e aumente o interesse e a interação do consumidor na sua empresa, é a cereja no topo do bolo.

7. São excelentes para dispositivos móveis

O aumento da utilização de dispositivos móveis como os tablets ou smartphones fez com que as empresas tivessem de adaptar o seu conteúdo.

E nesse aspeto, os vídeos adaptam-se como uma luva (ao contrário de muitas imagens e texto).

Como pode ver, todos os caminhos vão dar aos vídeos.

O vídeo é o formato que está a ganhar mais terreno (e mais rapidamente) na internet, e nesse aspeto, os vídeos explicativos são essenciais para uma empresa que queira comunicar eficazmente online.

Transmitem a mensagem da sua empresa, apresentam os produtos ou serviços, e criam uma relação de proximidade com os consumidores.

No entanto, nunca se esqueça que as primeiras impressões são importantíssimas. Se vai apostar em vídeo marketing, aposte na qualidade.

E se quiser um parceiro nessa jornada, a pequena tulipa está cá para ajudar.

Anterior
Anterior

O Seu Negócio Precisa de Redes Sociais - Saiba Porquê.