O Seu Negócio Precisa de Redes Sociais - Saiba Porquê.
Longe estão os dias em que as redes sociais eram apenas uma forma de mostrar o que comemos aos nossos amigos. Hoje, estas plataformas têm uma dimensão inimaginável aquando da sua génesis e funcionam não só como um meio de socialização, mas também como um billboard para as marcas.
Aumentar brand awareness
Estima-se que, em 2021, existam cerca de 3,78 biliões de utilizadores nas redes sociais - isto é, quase metade da população mundial está presente nas redes sociais. Isto faz com que as redes sociais se tornem o maior “mercado” do mundo.
É sabido que grande partes dos consumidores interagem com as marcas de que gostam (ou desgostam) nas redes sociais, mas as redes sociais permitem também a estes mesmos consumidores conhecer novas marcas. Aliás, 83% dos utilizadores do Instagram dizem já ter descoberto novos produtos através da plataforma.
Aumentar as visitas ao website
Partilhar conteúdo do website - sejam produtos ou artigos - nas redes sociais é um ótimo método para gerar visitas ao website. Ao contrário do que acontece com os motores de pesquisa, as redes sociais permitem que o conteúdo chegue de forma imediata à nossa audiência. Isto torna possível que o conteúdo seja visto assim que é publicado.
Para conseguir aproveitar as redes sociais ao máximo para este efeito, não se esqueça de incluir o link para o seu website em todas as suas páginas e criar CTAs para o mesmo.
Gerar leads
A geração de leads é um dos principais objetivos para social media definidos por especialistas de marketing em 2021 - e por um bom motivo. As redes sociais oferecem aos consumidores interessados uma oportunidade de explorar a oferta de uma marca sem compromisso, com facilidade e em qualquer lugar.
O potencial das redes sociais para gerar leads tornou-se tão apelativo para gestores de marketing que muitas plataformas sociais oferecem agora a possibilidade de criar das especialmente dirigidos para a criação de leads.
Fazer parcerias com influencers
Embora as mensagens da marca sejam extremamente importantes para comunicar o valor da mesma, a verdade é que qualquer consumidor sabe que, da parte das marcas, só lhe vai ser dito o que quer ouvir. Todos os produtos são os mais eficazes, todos são a melhor opção. Por isto mesmo, os consumidores perderam alguma confiança nas promessas das marcas, confiando mais em recomendações das pessoas do seu círculo próximo.
Recentemente, para muitos consumidores, este círculo próximo passou a incluir influencers: criadores de conteúdo online cuja opinião é valorizada - seja por serem especialistas numa determinada matéria, ou simplesmente por representarem um grupo de aspiração do ponto de vista dos consumidores.
As parcerias com influencers podem ser particularmente proveitosas para as marcas tanto para cativar novas audiências, como para aumentar as vendas.
Aumentar vendas
Nos últimos tempos tem-se visto um investimento cada vez maior por parte das plataformas sociais em e-commerce. O Facebook e o Instagram (ou vá, o Facebook só) são exemplos primordiais disto. Agora é possível comunicar os produtos nestas redes sociais como se realmente duma loja online se tratasse. A conversão - por enquanto - é concluída no website da marca, mas pode haver avanços no sentido de toda a compra ser realizada na rede.
Aprender mais sobre os seus clientes
As redes sociais reúnem e geram uma quantidade imensa de informação sobre os seus utilizadores. Desde características demográficas a interesses, comportamentos de compra e pet peeves, as redes sociais têm toda a informação possível e imaginável (para o melhor e para o pior) sobre os seus consumidores.
Esta informação pode ser útil para gerir conteúdos, saber como interagir com a audiência, perceber em que sentido a marca está a evoluir e - discutivelmente, acima de tudo - permite que seja feita publicidade direcionada.
Publicidade direcionada
Para além de consideravelmente mais baratos que anúncios nas plataformas tradicionais (leia-se editorial, televisão, rádio, etc.), os anúncios em redes sociais oferecem também a possibilidade de direcionar este anúncios apenas a quem interessa. Claro que “quem interessa” é subjetivo: depende do objetivo da campanha, do produto o serviço que está a ser vendido e do plano estratégico de cada marca, mas é aí que a beleza das redes sociais é particularmente útil.
Ao criar uma campanha de anúncios em redes sociais, temos completo controlo para escolher que audiências vão estar no ponto de receção daquela comunicação - desde o local físico aos interesses e hábitos de navegação. Isto permite ainda criar anúncios personalizados para cada grupo de consumidores, consoante os triggers mais eficientes para esse grupo em particular.