Consiga o website que sempre desejou com este briefing (template)

A importância de um bom briefing

Articular ideias com um designer pode ser desafiante. Muitas vezes, os clientes de webdesign contactam-nos com vontade de desenvolver um novo website, mas têm dificuldade em verbalizar as ideias que têm para o mesmo. Isto é completamente normal: é comum termos uma ideia definida do resultado final que queremos, mas podemos não conseguir transpôr isso em palavras imediatamente. No entanto, isto pode resultar em algumas falhas de comunicação entre o cliente e o designer que tornam o processo mais longo e desafiante para ambas as partes, e ninguém quer isso.

Este guia, e o template disponível no final do mesmo, servem para ajudá-lo a perceber: o que quer, o que não quer, e, mais importante, como o transmitir. Isto vai fazer com que o processo de design do seu website seja mais suave e célere para todas as partes.

 

Passo 0

Pré-briefing

É normal querer envolver várias pessoas no projeto de forma a ouvir o maior número possível de opiniões. No entanto, é muito dificil haver concordância em todos os aspetos, e isto tipicamente faz com que o processo se arraste muito mais do que seria ideal.

Assim sendo, de modo a simplificar o processo, é importante perceber quem, dentro da organização, estará responsável pelas aprovações necessárias ao longo do processo ainda antes de começar o briefing. Ter um interlocutor/decisor definido vai facilitar as comunicações entre o designer e a sua empresa, e evitar conflitos ao longo do processo.

Passo 1

A Marca

Antes de mais, o designer vai precisar de saber para quem é o website. Descreva a sua marca com detalhe, pois isto vai ajudar o designer a entrar no “mundo” da mesma, e perceber melhor as suas necessidades - tudo o que souber sobre a marca, o designer deve saber também (fofoquices são opcionais, mas bem-vindas).

Não se esqueça de mencionar quaisquer normas gráficas atualmente existentes para a marca, pontos a incluir obrigatoriamente, fatores diferenciadores a evidenciar e, acima de tudo, a imagem que a marca pretende transmitir. Eis alguns dos pontos que deve incluir: história, área de negócio, público-alvo, missão, visão, valores, área de atuação geográfica, posicionamento, regras gráficas. Nesta etapa, de modo a comunicar de forma mais “visual” com o designer pode, por exemplo, fazer referência aos arquétipos da marca para definir a personalidade da sua.

Passo 2

Objetivos

Porque é que quer um novo website? Aliás, esqueça o novo: porque é que quer um website?

Ter um website meramente informativo é muito diferente de ter, por exemplo, uma loja online. É importante definir qual o propósito do seu website e que tipo de interação quer que os seus potenciais clientes tenham com o mesmo, de forma a saber que especificações são essenciais para o sucesso do seu website.

 

Eis alguns dos seus possíveis objetivos:

Gerar mais leads, informar sobre a marca, aumentar a faturação através de vendas online, aumentar a notoriedade da marca, estabelecer um meio de contacto com potenciais clientes, permitir personalização de produtos, oferecer mais informação através de e-books ou outros documentos, permitir agendamentos ou marcações, permitir a criação de contas.

 

Passo 3

O que quer mudar?

Caso não tenha website, sinta-se à vontade para passar para o ponto 5.

Se tiver, está na hora de o abrir e analisar detalhadamente o porquê de querer um novo. Com o objetivo que definiu em mente, analise o que faz com que o seu website atual não funcione. O design está desatualizado? Falta informação? É lento? Não tem funcionalidades que deveria ter? 

É importante estar ciente de tudo o que não gosta no seu website atual para que essas mesmas características possam ser evitadas num website futuro.

Passo 4

O que quer manter?

Por outro lado, se há características no seu website atual que gostaria de manter, comunique isso ao designer. No entanto, se houver uma objeção ou uma sugestão contrária por parte do designer, analise - preferencialmente, com dados objetivos - se estas características fazem realmente sentido para a sua marca e devem ser mantidas, ou se simplesmente criou apego às mesmas.

Passo 5

Concorrência

Olhar para o vizinho do lado, quem nunca? 

Observar o que os concorrentes (ou simplesmente outros negócios) fazem é uma boa forma de percebermos os nossos pontos fortes e fracos em qualquer aspeto do nosso negócio - website incluído. Navegue livremente noutros websites e perceba o que o atrai enquanto utilizador e o que, por outro lado, o deixa desagradado. Se nota que há alguma característica que lhe faz falta enquanto utilizador, certifique-se que estará presente no seu website.

 

Aspetos a observar:

Funcionalidades, esquema cromático, tipografia, imagens ou ilustrações, layout, CTAs, navegação, layout, etc.

 

Passo 6

Definir prioridades

Agora que já reuniu bastante informação, defina prioridades. Categorize as especificações que gostaria de ver implementadas no seu website em cruciais, úteis e agradáveis. Isto irá permitir ao designer não só ter uma ideia mais clara do objetivo do website, mas irá também permitir que, caso seja necessário, o designer saiba a que especificações dar prioridade em detrimento de outras.

Passo 7

Definir orçamento e horizonte temporal

O orçamento disponível para a construção do website vai determinar não só complexidade do mesmo, mas também as funcionalidades que poderão ser implementadas, dado que muito do budget é alocado a mão-de-obra e software. Além disso, é importante mencionar quando pretende ter o seu website disponível, de modo a que o designer responsável possa articular esforços para o conseguir entregar atempadamente. 

Passo 8

SEO & Medição

Se tiver necessidades específicas de SEO ou keywords em particular que queira salientar, mencione isto no seu briefing. O peso atribuído a cada parte do texto do seu website tem impacto na classificação do mesmo, e o designer deve estar a par do que é mais importante destacar.

Adicionalmente, se precisar que algum código de software de análise (ex: google analytics, hotjar, etc.) seja instalado no seu website, deverá comunica-lo.

Isto é especialmente importante se trabalhar com um designer apenas, ao invés de trabalhar com uma equipa multidisciplinar. No caso de trabalhar com uma agência que se assegure do marketing digital (como é o nosso caso), poderá saltar este passo.

Passo 9

Divulgação

Por último, é importante pensar como vai divulgar o seu novo website (e isto está relacionado com a medição também). 

Vai fazê-lo através das redes sociais ou vai optar por investir prontamente em search ads? Nenhuma resposta é mais acertada que a outra, trata-se de analisar o que funcionará melhor para o seu público-alvo. Em qualquer um dos casos, no entanto, é importante que consiga analisar quantas visitas são fruto da sua promoção, e quantas são espontâneas.

Passo 10

Enviar o briefing

N’a pequena tulipa temos vasta experiência com web design de todos os tipos - desde landing pages até e-commerce. Agora que já tem o seu briefing, porque não partilha-lo connosco? Podemos acompanhá-lo desde a criação do website até à promoção do mesmo, e ainda na medição de resultados! Saiba mais aqui.

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