Content Marketing: Como Comunicar em B2B

O que é Content Marketing?

Content marketing - ou marketing de conteúdo, se preferir - é uma estratégia de marketing que consiste em criar e distribuir conteúdo relevante e consistente de forma a educar, entreter e inspirar.

No entanto, acima de tudo, content marketing visa atrair e reter uma audiência específica (geralmente, o público-alvo da marca), com o objetivo final de persuadir a mesma a tomar uma ação. No fundo, a ideia por trás desta estratégia é levar potenciais clientes a pensar “fogo, eles realmente sabem do que falam, às tantas vou contratá-los!”

 

Content Marketing em B2B

O B2B Content Marketing Benchmarks, Budgets, and Trends report de 2022 - desenvolvido pelo Content Marketing Institute em parceria com o Marketingprofs - veio revelar alguns dados interessantes no que toca à aplicação desta estratégia em B2B.

 

Importância de content marketing em 2022 (vs. 2021)

Como content marketers descrevem o sucesso da sua estratégia em 2022

 

Neste relatório, 71% dos marketers B2B afirmam que content marketing se tornou mais importante para a sua marca em 2022.  Mas nem tudo é rosas. Porque é que será que maioria dos inquiridos classifica a estratégia como apenas moderadamente bem sucedida? Infelizmente, os recursos para explorar esta estratégia devidamente nem sempre estão disponíveis. A falta de abordagem estratégica, orçamento, staff, acesso a especialistas e melhor tecnologia estão entre alguns dos desafios enfrentados por marketers no que toca à exploração de content marketing.

 

“For content marketing to be truly effective, it needs a strategy with resources behind it. Too many content marketers are operating either alone or with a small staff trying to do too much. In fact, 46% of all marketers surveyed told us that one person (or group) in their organization is responsible for all types of content produced.”

 

No fundo, é o problema de qualquer estratégia: não atinge todo o seu potencial a menos que existam os recursos necessários para isso. Recursos esses que, neste caso, representam um investimento avultado.

É em casos como estes, especialmente quando há um orçamento limitado, que trabalhar com uma agência de marketing pode ser benéfico.

Cerca de metade dos inquiridos creem que a sua empresa irá contratar criadores de conteúdo em 2023, entre os quais copywriters, designers gráficos, web designers, videografos e fotografos. Embora a solução ideal seja ter esta criação feita de forma interna, o esforço financeiro para que isto seja possível é muito significativo - será preciso investir em mão-de-obra, equipamento, alterações no espaço e software. Contratar uma agência de marketing permite não só diluir estes custos, mas também encurta a curva de aprendizagem ao ter uma equipa solidificada e experiente com um workflow já estabelecido.

Além disso, trabalhar com uma equipa com insights de outras indústrias pode ser benéfico para as marcas: há novas perspetivas, novas ideias e é mais fácil antecipar necessidades.

 

Conclusão

Graças à sua natureza informativa, content marketing tem vindo a dar provas da sua eficácia em B2B ao longo dos anos e, em 2022, revelou-se particularmente útil - mas é preciso mais para crescer. Delegar a criação de conteúdo a uma empresa que já possui todos os recursos necessários para a mesma, pode ser uma maneira de poupar tempo, dinheiro, e, acima de tudo, frustrações.

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