3 Motivos para Investir em Influencer Marketing

Os consumidores confiam cada vez menos nas comunicações das marcas, afastando-se de conteúdos que, historicamente, eram considerados geradores de leads. No entanto, há um canal que consegue combater esta desconfianças: Influencer Marketing.


O que é influencer marketing?

Influencer Marketing - ou marketing de influência - é uma estratégia de marketing aplicada às redes sociais que consiste na menção ou recomendação de produtos por parte de indivíduos influentes, que têm uma audiência social dedicada e são vistos como especialistas dentro do seu nicho.

Influencer Marketing pode ser visto como um híbrido de estratégias de marketing antigas e recentes. Anúncios com participação de celebridades deixaram de ser uma novidade há muito tempo - já há cerca de 50 anos que são utilizados como uma forma de associar marcas a qualidade, confiança e até luxo. Agora, vemos esse mesmo modelo ser aplicado com pessoas “comuns”.

Em 2022, 68% dos profissionais de marketing trabalharam com influenciadores

E prevê-se que este número vá aumentar: em 2023, 17% dos marketers planeiam investir em marketing de influência pela primeira vez, tornando-se a estratégia de marketing com o segundo maior crescimento previsto. Entre as marcas que já fazem parcerias com influencers, 88% têm um orçamento dedicado especificamente a Influencer Marketing - com maioria das marcas a alocar entre 50 mil e 500 mil dólares anuais a esta estratégia (State of Inbound Marketing Trends 2022, Hubspot).

Vamos analisar alguns dos motivos por trás do crescente interesse e investimento nesta estratégia.


01. Influencers geram confiança 

Os consumidores confiam muito menos nos negócios do que seria (ou se gostaria) de pensar. Um estudo da PwC concluiu que, enquanto 87% dos executivos acreditam que os consumidores confiam piamente nas marcas, a verdade é que este valor é bem mais baixo - 57% mais baixo.

A acrescentar a este problema, temos também uma nova geração de consumidores. Movidos por autenticidade, os consumidores da geração Z tendem a examinar minuciosamente as mensagens e motivos das marcas, o que faz com que a comunicação - e conversão da mesma em compra - se torne um desafio. Felizmente, há um canal que ainda consegue reunir a confiança deste (e do restante) público: influencers.

90% das pessoas tendem a confiar mais numa marca recomendada - mesmo que a recomendação seja feita por estranhos.

Apesar do conteúdo gerado por influencers em parceria com marcas ser de caráter publicitário, os consumidores conseguem identificar-se mais facilmente com este tipo de comunicações do que com publicidade tradicional, que pode parecer pouco autêntica.

Ao ter interesses em comum com a sua audiência e “dar a cara” por uma marca, o conteúdo produzido por influencers em parceria com marcas oferece não só notoriedade, como também social proof. Ao comunicar através de um influencer, estamos a utilizar um canal que já conta com o envolvimento e a confiança da audiência e, neste sentido, influencer marketing oferece uma mais-valia muito significativa em comparação à restante publicidade online.

02. A eficácia de Influencer Marketing é universal

Muitos responsáveis de marcas B2B mostram-se reticentes na utilização de influencers na sua estratégia de marketing. Não é incomum influencers serem associados exclusivamente a marcas B2C. Mas é uma associação errónea. 

Um estudo do TopRank Marketing mostra que 86% das marcas B2B obtêm resultados através de Influencer Marketing. Sejam esses resultados um aumento no seu alcance ou uma melhoria na sua reputação, tudo isto se traduz num aumento de vendas. No entanto, relativamente ao influencer marketing em B2C, a mesma estratégia em B2B tem uma particularidade: o influencer precisa de ser alguém com conhecimento de causa - isto é, precisa de ser um especialista que seja reconhecido como tal.

03. É uma das estratégias de marketing com maior ROI

Mais de um quarto dos marketers utilizam Influencer Marketing atualmente, e este oferece o 2º maior ROI de qualquer estratégia, ficando apenas atrás de vídeos em formatos curtos (estratégia essa que pode ser alavancada em simultâneo com influencer marketing).

De acordo com estudos, Influencer Marketing gera um ROI 11 vezes maior do que as tradicionais campanhas pagas online. Em média, as marcas ganham 5,20 dólares por cada dólar que gastam em marketing de influência, o que está a levar muitas marcas a aumentar o orçamento destinado a esta estratégia. Concretamente, 89% dos profissionais de marketing que utilizaram Influencer Marketing em 2022 irão aumentar ou manter o seu investimento no próximo ano.

 

Está pronto para investir em influencer marketing?

Os dados estatísticos são muito animadores, mas é importante recordar que qualquer estratégia que traga muito resultados, traz também muito trabalho. De forma a implementar uma estratégia de influencer marketing lucrativa é necessário (muito, mas muito resumidamente) pesquisar que influencers farão mais sentido para a sua marca, estabelecer contacto, negociar preços e/ou comissões, dar briefings de conteúdo e estabelecer uma calendarização e, no fim de tudo, calcular os resultados face ao investimento. É normal que o cansaço chegue só ao imaginar todo este processo, mas não desanime.

É nestes casos que trabalhar com uma agência pode trazer benefícios. Ao utilizar o conhecimento, tempo e recursos de profissionais na mediação, todo o processo fica simplificado (e muitas vezes pode acabar por poupar custos). Fale connosco para saber como pode implementar influencer marketing na estratégia da sua marca.

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