Marketing Sazonal: Como Aprimorar a Comunicação este Natal
O que é marketing sazonal?
O Marketing Sazonal consiste em estratégias de comunicação focadas em determinadas datas comemorativas ao longo do ano.
Sabemos que investir em algo para usar numa altura específica do ano pode ser intimidante. Não seria melhor investir em conteúdo que se pode utilizar o ano todo? Não necessariamente.
Embora conteúdo intemporal seja crucial para a comunicação de uma marca, marketing sazonal permite apelar às emoções do consumidor e criar relações mais profundas - é uma oportunidade de criar valor que não pode ser desperdiçada. Por isso, deixamos-lhe algumas ideias de como pode aproveitar este Natal para aproximar a sua marca do Top Of Mind da sua audiência e continuar a crescer.
Conte histórias (literalmente)
Se apresentar os seus colaboradores é uma ótima forma de humanizar a empresa, tê-los a contar histórias de natal é meio passo dado para esta se tornar adorada pela sua audiência. Qual foi a melhor prenda que já receberam? Qual foi o acontecimento mais inusitado dos seus natais? Nós queremos saber!
E um natal pedagógico, porque não? Dependendo da sua categoria de negócio, isto também pode ser uma excelente oportunidade para educar a sua audiência. Fale de como o Natal é celebrado noutras partes do mundo, do que se come, que músicas se ouvem… as possibilidades são (quase) intermináveis.
Apresente o seu produto como a prenda perfeita
Esta pode ser um bocadinho óbvia, mas aproveitamos este ponto para relembrar que a sorte favorece os audazes. Nem todas as comunicações precisam de ser intemporais: algumas podem ser escandalosamente natalícias. O tom deixamos à sua escolha - divertido, emotivo, controverso, etc. O importante é refletir a personalidade da sua marca.
Isto pode até passar por criar produtos de edição limitada para a época. Um dos benefícios de planear o conteúdo com tempo é poder planear o lançamento de produtos desenhados especificamente para a época - quem não adora uma boa edição limitada? Isto funciona especialmente bem para marcas B2C no Natal: queremos sentir o espírito natalício em todo o lado. Isto também se pode aplicar a embalagens: uma caixinha com tons vermelhos e verdes cai sempre bem na altura das festas.
Se, como já mencionamos antes, o seu produto é a prenda perfeita para oferecer, porque não levá-lo um nível acima? Permita (durante um tempo limitado, não queremos pedir já o braço todo) a personalização dos seus produtos através de um cartão, uma impressão personalizada ou mesmo através de produtos personalizados.
Crie uma gift list
Se tiver especial apetência para dar prendas, partilhe-a! Sugira à sua audiência aquelas que são, aos seus olhos, as prendas ideias para este Natal. Nós aproveitamos o lanço e deixamos também uma sugestão: escolha produtos complementares ao seu.