YouTube Handles: Tudo o que Precisa de Saber

O que são e como funcionam os YouTube Handles?

YouTube handles - ou identificadores - são nada mais, nada menos, que um nome único atribuído a cada canal. Os identificadores são exclusivos, curtos e servem como uma forma de encontrar e interagir com criadores de conteúdo no YouTube.

Ao contrário dos nomes dos canais, os identificadores são exclusivos para cada criador, o que lhe permite estabelecer facilmente uma presença distinta no YouTube. Ao longo deste artigo utilizaremos os tanto o termo “handle(s)”, como o termo “identificador(es)”, sendo estes dois intercambiáveis.

Embora ainda não esteja disponível para todos os utilizadores, a plataforma prevê que ao longo das próximas semanas esta funcionalidade vá chegar a todas as contas, dando assim oportunidade a cada utilizador para escolher o seu handle.

De acordo com o YouTube, assim que esta funcionalidade estiver disponível numa conta, o proprietário será notificado por e-mail. O handle vai fazer parte do URL do canal - aliás, na maioria dos casos, o URL personalizado vai ser o identificador. No entanto, os URL atuais vão continuar a funcionar. Após o dia 14 de novembro de 2022, caso ainda não tenha selecionado um handle para o seu canal, um ser-lhe-à atribuído automaticamente (não se preocupe, pode alterá-lo mais tarde).

 

Nomenclatura

Antes de deixar a imaginação vaguear, deixamos aqui as diretrizes de nomenclatura dos identificadores:

  • Ter entre 3 e 30 caracteres

  • São permitidos caracteres alfanuméricos, underscores, hífens e pontos finais

  • Não se assemelhar a um URL ou número de telefone

  • Não estar atualmente em uso

  • Seguir as diretrizes da comunidade do YouTube

É ainda estritamente proibido:

  • Criar identificadores com conteúdo sexual, violento, ofensivo ou de spam

  • Vender e transferir identificadores

 

Como escolher ou alterar o seu handle

Assim que esta funcionalidade estiver disponível para si, receberá uma notificação no YouTube Studio e via e-mail. A partir daí, poderá aceder a youtube.com/handle, em desktop ou na aplicação móvel, onde lhe aparecerá a opção “Escolher identificador” ou “Alterar identificador” (ou “Choose handle”/”Change handle”). Aqui, basta escrever o termo pretendido no campo “Identificador” para verificar a disponibilidade ou poderá ainda escolher um dos identificadores sugeridos pela plataforma com base no nome do seu canal. Quando encontrar uma opção disponível, clique em “Confirmar seleção”.

Tão simples quanto isso!

Exemplo prático

Se o seu canal se chamar A Pequena Tulipa (por favor não chame ao seu canal A Pequena Tulipa) e o seu URL personalizado tiver essa terminação (/apequenatulipa), o YouTube atribuirá automaticamente o identificador @apequenatulipa. Assim sendo, o seu canal passará a poder ser visitado através dos seguintes URL:

https://youtube.com/user/apequenatulipa

https://youtube.com/@apequenatulipa

No entanto, se não for este o identificador que pretende, pode alterá-lo na sua conta seguindo os passos anteriormente mencionados.

https://youtube.com/@apequenatulipa

https://youtube.com/@ograndegirassol


Como pode utilizar os handles para potenciar o seu negócio?

A introdução dos identificadores vem permitir uma maior interação dentro da plataforma. Nos últimos anos o YouTube tem vindo a fazer avanços no que toca à sua posição enquanto rede social - por exemplo, através da implementação do separador comunidade.

Com o seu handle, poderá direcionar as pessoas para o seu canal de forma mais simples e direta. Até agora, tinha ao seu dispor duas formas de partilhar o seu canal: 1) Através do nome do canal ou 2) Através do URL do canal.

Convenhamos que nenhuma destas é ideal. Se, por um lado, o nome do canal é fácil de mencionar em conversa ou num copy para redes sociais, por outro, pode ser dificil de encontrar quando se pesquisa no YouTube. Já o URL só é útil para utilização em hiperligações clicáveis (olá descrições do Instagram).

Mais, isto permite que o seu canal possa ser identificado em vídeos ou mencionado em comentários. Isto abre portas a novas oportunidades de interação com a sua audiência, facilitando, por exemplo: a identificação de vencedores de giveaways, a menção de criadores quando relevante, a identificação de participantes ou parceiros nos seus vídeos, etc.

 

Conclusão

A mudança pode parecer um pequeno ajuste, mas os handles são um passo importante da parte do YouTube. À medida que o website continua a crescer, será importante para os utilizadores serem capazes de encontrar e alcançar outros mais facilmente - e esse processo começa com um nome reconhecível.

Os identificadores são uma adição bem-vinda ao arsenal de ferramentas para os criadores de conteúdos da plataforma. Podem ser utilizados para vários fins, incluindo, sem dúvida, melhorar o seu próprio canal. O único limite é a sua imaginação.

Anterior
Anterior

Case Study: o POV dos Clientes do YOTEL

Próximo
Próximo

E-mail marketing para e-commerce: e-mails de boas-vindas